28 de agosto de 2007

esboço.

a primeira coisa que notei foi uma estranha garota que viajava de pé, levando um enorme saco de papel cheio de laranjas. estava com um anaroque alaranjado, e o saco que apertava junto ao corpo com muita determinação era tão grande, tão pesado que parecia prestes a cair de uma hora para outra. mas não foram as laranjas que me chamaram atenção, e sim a moça que as carregava. vi imediatamente que ela tinha uma coisa muito especial, algo insondavelmente mágico e encantador.
além disso, percebi que estava olhando para mim, que de certo modo havia me escolhido entre todos os passageiros que se acotovelaram no bonde, e, no decorrer de um único segundo, foi como se nós dois tivessemos formado uma espécie de aliança secreta. logo que entrei, ela cravou os olhos em mim, e talvez eu tenha desviado a vista, é bem possivel que sim, porque naquele tempo eu era irremediavelmente tímido. mesmo assim, recordo que, no breve trajeto de bonde, tinha certeza absoluta de que nunca jamais esqueceria aquela garota. não sabia quem era nem como se chamava, mas bastou um olhar, o primeiro olhar, para ela ter um poder incrível sobre mim. (...)
mas porque ela sorria daquele modo tão travesso e desafiador? e será que o sorriso era mesmo para mim? ou simplesmente acabava de lhe ocorrer uma coisa engraçada que não tinha nada a ver comigo? ou ela estava rindo de mim? essa também era uma possibilidade que não podia ser excluída. mas não havia nada engraçado em mim, eu acho, minha aparência estava totalmente normal, e sem dúvida alguma a engraçada era ela, não eu, apertando aquele saco enorme de laranjas na barriga. talvez estivesse sorrindo por isso, de si mesma. talvez fosse capaz de muita auto-ironia. qualidade que nem todos possuem.
não me atrevi a fitá-la de novo nos olhos. fiquei olhando fixamente para o saco de laranjas. é agora que ele vai cair, pensei com meus botões. ela não pode deixá-lo cair. agora cai.
no saco havia pelo menos cinco quilos de laranjas, talvez até oito ou dez.

- a garota das laranjas - jostein gaarder;
.

Nenhum comentário: